terça-feira, 7 de julho de 2009

GESTAR I, 4º e 5º ano, DIA 06-07-2009













ASSUNTO: Estudo e elaboração de itens para a Prova Brasil e SAEB (continuação)
HORÁRIO: 7h às 11h15 (turma I) e 13h às 17h15 (turma II)
PÚBLICO: Professores de 4º e 5º anos

No dia 6 de julho, realizou-se o 4º. Encontro de Estudos e Elaboração de Itens para a Prova Brasil e para o SAEB, destinado aos professores de 4º e 5º anos da rede pública estadual, no anfiteatro do Campus da UNIR (Universidade Federal de Rondônia).
Essas avaliações são compostas de 15 descritores, que mensuram as correspondentes habilidades básicas de compreensão textual dos estudantes, ligadas a procedimentos de leitura, implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto, relação entre textos, coerência e coesão no processamento do texto, relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido e, por último, variação lingüística.
Um a um, cada descritor foi estudado, por meio de materiais impressos e, simultaneamente, construía-se um item (questão com quatro alternativas) corres-pondente, enfatizando-se os limites, o alcance, as possibilidades de elaboração coerente que cada descritor impõe.

O evento foi conduzido pelos professores-formadores de Língua Portuguesa do Programa GESTAR e se caracterizou como uma das atividades de acompanhamento didático-pedagógico, previstas nesse programa, que foi desenvolvida de forma coletiva (reunir todos os professores das escolas num único lugar), com mais tempo para produção de materiais didáticos e possibilitar a troca de experiências.

Para a turma vespertina, ficou combinado que cada grupo formado elaborará 15 atividades referentes aos descritores do 5º ano e as encaminhará, pelo e-mail

gestarvilhena@gmail.com

ao setor do GESTAR, na REN, no dia 7 de agosto. Em seguida, essas atividades serão analisadas pela equipe de professores-formadores do programa, devolvidas para readequação e distribuídas aos professores que participarem desse trabalho de elaboração de material didático de leitura que contempla o desenvolvimento de habilidades
A aplicação de ambas as avaliações está confirmada para este ano, no período de 19 a 30 de outubro, segundo informa o seguinte site do MEC, que disponibiliza, inclusive, os materiais para download:


http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=209&Itemid=86


A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio, os estudantes respondem a itens (questões) de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
Em 2009, as escolas rurais de ensino fundamental com mais de 20 alunos nas séries avaliadas também farão a Prova Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário