terça-feira, 23 de junho de 2009

GESTAR I, 4º e 5º ano, DIA 22-06-2009


ASSUNTO: Estudo e elaboração de itens para a Prova Brasil e SAEB
HORÁRIO: 7h às 11h15 (turma I) e 13h às 17h15 (turma II)
PÚBLICO: Professores de 4º e 5º anos

No dia 22 de maio, realizou-se o 3º. Encontro de Estudos e Elaboração de Itens para a Prova Brasil e para o SAEB, destinado aos professores de 4º e 5º anos da rede pública estadual, no anfiteatro do Campus da UNIR (Universidade Federal de Rondônia).
O evento foi conduzido pelos professores-formadores de Língua Portuguesa do Programa GESTAR e se caracterizou como uma das atividades de acompanhamento didático-pedagógico, previstas nesse programa, que foi desenvolvida de forma coletiva (reunir todos os professores das escolas num único lugar) para aprovei-tarmos melhor o tempo e a possibilidade de trocas de experiências.

Essas avaliações são compostas de 15 descritores, que mensuram as corres-pondentes habilidades básicas de leitura dos estudantes, ligadas a procedimentos de leitura, implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto, relação entre textos, coerência e coesão no processamento do texto, relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido e, por último, variação lingüística.
Um a um, cada descritor foi estudado, por meio de materiais impressos e, simultaneamente, construía-se um item (questão com quatro alternativas) corres-pondente, enfatizando-se os limites, o alcance, as possibilidades de elaboração coerente que cada descritor impõe.
No próximo encontro, em 06 de julho, serão criados materiais didáticos de leitura que contemplam essas habilidades, tendo como ponto de partida gêneros textuais variados. Em seguida, esses itens serão disponibilizados para os pro-fessores elaboradores.
Para entrar em contato com a equipe do programa, envie e-mail para
gestarvilhena@gmail.com
A aplicação de ambas as avaliações está confirmada para este ano, no período de 19 a 30 de outubro, segundo informa o seguinte site do MEC, que disponibiliza, inclusive, os materiais para download:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=209&Itemid=86
A Prova Brasil avalia todas as turmas da 4ª e 8ª séries (5º e 9º anos) do ensino fundamental com mais de 20 alunos das escolas públicas, urbanas e rurais. A avaliação do Saeb é feita por amostragem entre os estudantes do 3º ano do ensino médio, em turmas com mais de 20 alunos das redes públicas e privadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário