TEMA: Apresentação do Programa GESTAR II e considerações sobre gêneros textuais
HORÁRIO: 7h às 11h15 (turma I) e 13h às 17h15 (turma II)
No dia 14 de maio, realizou-se o 1º. encontro de estudos dos cursistas inscritos no programa de formação continuada em serviço GESTAR II, na sala nº. 1, Bloco 2, do Campus da UNIR (Universidade Federal de Rondônia).
A reunião iniciou-se com a apresentação individual de cada participante, a identificação da escola a que ele pertencia e a menção de suas expectativas em relação ao curso.
Em seguida, foram estudados alguns slides do Guia Geral para se compreender alguns aspectos organizacionais e funcionais do programa. Foram abordados temas como, por exemplo, o objetivo do programa, o desenvolvimento de habilidades e competências e as atividades a serem desenvolvidas durante as 80 horas presenciais da formação continuada em serviço (oficinas, entrega de produtor escrito ao formador, realizar em sala as seções “Lição de Casa” e “Avançando na Prática”, composição de um portfólio digital).
O próximo passo foi estudar “Gêneros Textuais”, eixo temático em torno do qual foi organizado o Caderno de Teoria e Prática n. 3, por meio da leitura e reflexão sobre trechos das Unidades 9 e 10. Como material de apoio, foram projetados slides de um arquivo em Power Point, que trouxe definições, distinções entre “gênero textual”, “gênero discursivo” e “domínio discursivo”. Foram distribuídos vários exemplares de textos de diferentes gêneros aos cursistas que, em dupla, fizeram a classificação prévia e a identificação das características básicas.
No sentido de levar à apropriação do ensino de língua materna por meio de gêneros textuais, foram distribuídas as atividades da seção “Avançando na Prática”, uma para cada cursista, orientando-os na aplicação em sua respectivas salas de aula com consciência de que o ponto de partida de cada uma dessas atividades sempre seria um determinado Gênero Textual.
HORÁRIO: 7h às 11h15 (turma I) e 13h às 17h15 (turma II)
No dia 14 de maio, realizou-se o 1º. encontro de estudos dos cursistas inscritos no programa de formação continuada em serviço GESTAR II, na sala nº. 1, Bloco 2, do Campus da UNIR (Universidade Federal de Rondônia).
A reunião iniciou-se com a apresentação individual de cada participante, a identificação da escola a que ele pertencia e a menção de suas expectativas em relação ao curso.
Em seguida, foram estudados alguns slides do Guia Geral para se compreender alguns aspectos organizacionais e funcionais do programa. Foram abordados temas como, por exemplo, o objetivo do programa, o desenvolvimento de habilidades e competências e as atividades a serem desenvolvidas durante as 80 horas presenciais da formação continuada em serviço (oficinas, entrega de produtor escrito ao formador, realizar em sala as seções “Lição de Casa” e “Avançando na Prática”, composição de um portfólio digital).
O próximo passo foi estudar “Gêneros Textuais”, eixo temático em torno do qual foi organizado o Caderno de Teoria e Prática n. 3, por meio da leitura e reflexão sobre trechos das Unidades 9 e 10. Como material de apoio, foram projetados slides de um arquivo em Power Point, que trouxe definições, distinções entre “gênero textual”, “gênero discursivo” e “domínio discursivo”. Foram distribuídos vários exemplares de textos de diferentes gêneros aos cursistas que, em dupla, fizeram a classificação prévia e a identificação das características básicas.
No sentido de levar à apropriação do ensino de língua materna por meio de gêneros textuais, foram distribuídas as atividades da seção “Avançando na Prática”, uma para cada cursista, orientando-os na aplicação em sua respectivas salas de aula com consciência de que o ponto de partida de cada uma dessas atividades sempre seria um determinado Gênero Textual.
Vilhena, 15 de maio de 2009.
Anelisa Prazeres Veloso de Souza
Leandro Wallace Menegolo
Rosa Maria da Silva Gonçalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário