quarta-feira, 17 de junho de 2009

GESTAR II, DIA 28-05-2009

TEMA: Apresentação do Programa GESTAR II e considerações sobre gêneros textuais
HORÁRIO: 7h às 11h15 (turma I) e 13h às 17h15 (turma II) No dia 28 de maio, realizou-se o 2º. encontro de estudos dos cursistas inscritos no programa de formação continuada em serviço GESTAR II, na sala nº. 1, Bloco 2, do Campus da UNIR (Universidade Federal de Rondônia).
A reunião iniciou-se
com a apresentação de slides concernentes as unidades 10, 11 e 12 do TP 3. Foi muito interessante, pois surgiram dúvidas referentes a gêneros e tipologias textuais. Na sequência, falamos sobre as possíveis atividades de leitura, produção oral ou escrita a serem exploradas quando o professor trabalha um gênero textual. Demos início a oficina 5 do TP3 que contempla o planejamento de atividades de leitura, interpretação e produção de textos. Houve comentários produtivos após assistirmos a um vídeo que apresentou o poema do Manuel Bandeira "Poema tirado de uma notícia de jornal". O mesmo fato aconteceu, após ouvirmos a canção "Bom dia", de autoria do Gilberto Gil e Nana Caymmi. Solicitamos aos participantes que formassem duplas, distribuímos exemplares textuais de variados gêneros (não somente o poema e a canção sugeridos) para a consecução dessa tarefa. Fomos além, pois em reunião entre os formadores, coordenação do Gestar, chefe da seção pedagógica e representante de ensino resolvemos aproveitar a proposta da oficina (elaboração de atividades) e trabalhamos com os educadores a elaboração de questões contemplando as provas do Saeb e Prova Brasil, umavez que o foco dessas avaliações é a leitura. Para elaborar tais questões, os cursistas foram orientados a seguir o rol de descritores do SAEB. Ficou combinado que, para esse encontro, seriam criadas e revisadas atividades que contemplassem, minuciosamente, os descritores referentes aos tópicos I, II e III da Matriz de Língua Portuguesa do 6º ano.

MATRIZ DE REFERÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA
Descritores do Tópico I. Procedimentos de Leitura
D1 – Localizar informações explícitas em um texto.
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.
D6 – Identificar o tema de um texto.
D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

Descritores do
Tópico II. Implicações do Suporte, do Gênero e /ou do Enunciador na Compreensão do Texto
D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

Descritores do
Tópico III. Relação entre Textos
D20 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
D21 – Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.

Vilhena, 29 de maio de 2009.
Anelisa Prazeres Veloso de Souza
Leandro Wallace Menegolo
Rosa Maria da Silva Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário