TEMA: Apresentação do Programa GESTAR II e considerações sobre gêneros textuais
HORÁRIO: 7h às 11h15 (turma I) e 13h às 17h15 (turma II)
A reunião iniciou-se com a apresentação de slides concernentes as unidades 10, 11 e 12 do TP 3. Foi muito interessante, pois surgiram dúvidas referentes a gêneros e tipologias textuais. Na sequência, falamos sobre as possíveis atividades de leitura, produção oral ou escrita a serem exploradas quando o professor trabalha um gênero textual. Demos início a oficina 5 do TP3 que contempla o planejamento de atividades de leitura, interpretação e produção de textos. Houve comentários produtivos após assistirmos a um vídeo que apresentou o poema do Manuel Bandeira "Poema tirado de uma notícia de jornal". O mesmo fato aconteceu, após ouvirmos a canção "Bom dia", de autoria do Gilberto Gil e Nana Caymmi. Solicitamos aos participantes que formassem duplas, distribuímos exemplares textuais de variados gêneros (não somente o poema e a canção sugeridos) para a consecução dessa tarefa. Fomos além, pois em reunião entre os formadores, coordenação do Gestar, chefe da seção pedagógica e representante de ensino resolvemos aproveitar a proposta da oficina (elaboração de atividades) e trabalhamos com os educadores a elaboração de questões contemplando as provas do Saeb e Prova Brasil, umavez que o foco dessas avaliações é a leitura. Para elaborar tais questões, os cursistas foram orientados a seguir o rol de descritores do SAEB. Ficou combinado que, para esse encontro, seriam criadas e revisadas atividades que contemplassem, minuciosamente, os descritores referentes aos tópicos I, II e III da Matriz de Língua Portuguesa do 6º ano.
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.
D6 – Identificar o tema de um texto.
D14 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Descritores do Tópico II. Implicações do Suporte, do Gênero e /ou do Enunciador na Compreensão do Texto
D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Descritores do Tópico III. Relação entre Textos
D20 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
D21 – Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário